Projeto Céos participa do Summit Cidades, evento de inovação e desenvolvimento urbano
O evento é o maior encontro de cidades do Brasil e reúne setores público, privado, academia e sociedade civil para debater soluções e tendências para o futuro dos municípios.
O Projeto Céos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFSC) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), participou da edição 2025 do Summit Cidades — realizada entre os dias 24 e 26 de junho, em Florianópolis. Reconhecido como o maior encontro sobre cidades e desenvolvimento urbano do Brasil, o evento reuniu mais de 12 mil pessoas de 450 cidades ao longo dos três dias.
Na quinta-feira, dia 26 de junho, em um dos estandes do evento, representantes do Projeto Céos apresentaram ao público as ações e objetivos do Projeto, que busca integrar ciência às instituições públicas na criação de soluções tecnológicas em prol da sociedade.
O Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFSC), Márcio Castro, destacou a importância da participação do Projeto no Summit Cidades: “É um excelente evento para divulgação do Projeto Céos. Durante o evento, tivemos a oportunidade de apresentar o projeto para diversos participantes. Esta interação com o público externo é muito importante e faz parte das atividades de divulgação previstas no plano de trabalho do projeto”.
O mestrando do PPGCC e integrante do Projeto Céos, Gabriel Heisler, também participou da apresentação ao público em um dos estandes do Summit Cidades e comentou sobre a experiência: “Participar do evento foi uma boa oportunidade para mostrarmos como o Projeto Céos busca usar a tecnologia e a ciência para ajudar o setor público a resolver problemas reais da sociedade. Também foi muito legal ter contato com pessoas de diferentes áreas e trocar experiências”.
O Summit Cidades é promovido pela Fepese, em parceria com diversas instituições catarinenses. A programação contou com a presença de autoridades governamentais, gestores públicos, representantes do setor privado, especialistas e acadêmicos, que debateram temas como inovações urbanas, políticas públicas, mobilidade urbana, sustentabilidade, infraestrutura, governança municipal e financiamento de projetos públicos.


